© 2015 by Dobras, Papel e Arte. Proudly created with Wix.com

  • Blogger Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
Please reload

Posts Recentes

Sobre a felicidade e o bem estar social

29/07/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Sobre a felicidade e o bem estar social

29/07/2017

 

O fazer artesanal e artístico guarda em si um efeito plenamente terapêutico, como já foi dito aqui. Dia desses, em realização de uma oficina com um público intergeracional, pude constatar cada vez mais o que já, para mim, é uma verdade: ao participar de um trabalho como esse, há uma renovação de energia para os nossos valores emocionais.

A ideia de felicidade e a de bem estar social acontecem plenamente nesses momentos. O exercício de reproduzir um modelo artístico-artesanal, em que se podem definir elementos particulares (como cor, tamanho e texturas, por exemplo) conduz a pessoa a uma ideia de satisfação grandiosa. Realizar algo é extremamente satisfatório.

A participação em um trabalho de realização é uma variável que  pode muito bem representar essa situação de satisfação. Nas oficinas, todos os participantes são estimulados, justamente, a repetirem a elaboração de um projeto, mas que pode ser adequado às suas preferências. E é aqui que a felicidade aparece: não é, simplesmente, uma cópia; é possível fazer um exercício de criatividade. Ou melhor, é possível enxergar critérios de criatividade, a partir de elaborações personalizadas para o que já está pronto.

Como estamos em grupo, o conceito de bem estar social também aparece. É comum ver uma pessoa conversando com outra, como quem divide ideias e sugestões sobre o trabalho em andamento. Há um exercício de socialização incrível!

Nestes momentos de trabalho, ver a alegria e a interação social dos participantes traz também um efeito terapêutico para mim. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square